A psicologia de massas é o estudo do posicionamento dos grupos coletivos. Isto é, este ramo se encarrega de investigar o porquê os indivíduos se contagiam do jeito dos outros e se limitam a repetir sem questionar nada.
A influência repercute em cada porte da vida, seja política, religião, população, economia ou moda. Claro, a cultura de seu grupo social está completamente relacionada com os valores que a massa compartilhe. A idéia de uma psicologia de massas centra-se pela carência de independência dentro de um grupo agora fabricado.
Alguém que faz porção de uma massa deixa de ser independente, é mais, é subordinado ao grupo a que pertence. Já desde a antiguidade grandes filósofos como Platão ou Aristóteles realizaram teorias sobre a organização de sociedades em que um padrão se repetia entre as pessoas que elaboraravam a comunidade.
- 6 Raciocínio e solução de problemas
- A Long Time Ago — 20th Century Fox fanfare / Star Wars Main Title (todos os filmes)
- “The Time Machine (Part 1)” – (Stuart Elliott) Instrumental – 4:54
- o Que significam os dois milhões de euros
- Superfícies levemente sombreadas podem corresponder a vários grupos em um espaço de cor
- Garde: “cumprimos o nosso objetivo”
O sociólogo Emile Durkheim desenvolveu o conceito de anomia, uma alienação que se desenvolve no momento em que o ser humano não tem a emoção de pertencer a uma comunidade definida. Durkheim, ele enfatizou que a causa daquilo era uma ruptura de ordem social, alterado pelas modificações da divisão do serviço social. A massa é a toda a hora intelectualmente inferior ao homem isolado. Mas, do ponto de visibilidade dos sentimentos e dos atos que os sentimentos provocam, pode, conforme as circunstâncias, ser melhor ou pior. Tudo depende do modo em que seja sugestionada.
A investigação prosseguiu a partir de William McDougall, psicólogo britânico que, por intermédio da fisiologia visava apresentar que todos os membros de uma comunidade fazem uso de suas funções fisiológicas, para adaptar-se ao meio, para absorver essa massa comentada anteriormente.
Sigmund Freud, Alfred Adler investigaram as origens inconscientes do jeito humano. Freud tinha a curiosidade de ver a inevitabilidade dos desejos sexuais do homem e Adler visava encontrar no momento em que o homem teria o vontade de poder e dominação. O ser se vê como associado de uma tribo, povo, raça social ou organização que se organiza numa massa ou coletividade.