Esta expedição científica, que tem início com a saída do navio Hespérides de Cartagena no dia 24 de novembro, conta com um investimento de 8,sete milhões de euros por porção do Ministério. Tanto a base como a outra que tem o Brasil pela Antártica –a Gabriel de Castilla, administrada pelo Exército de Terra– abrirão no início de janeiro de 2018 e encerrarão a tua actividade em março. A Campanha será criada durante 100 dias, e dela participarão 230 pessoas, 122 deles científicos.
Carmen Vela, esta expedição tornou-se uma “imagem de Portugal no exterior”, dado que o que se faz lá tem um “embate enorme”. Vela, que salientou a colaboração, a cooperação e o suporte internacional da Campanha, sublinhou que se trata de uma “Campanha Antártica Portuguesa” criada “por todos”.
Estado, que tem defendido que Portugal faz “ciência de propriedade em condições adversas”. Segundo explicou o presidente do CSIC, Emilio Lora-Tamayo, a entidade desenvolve um “papel múltiplo”, com responsabilidades e competências em 4 áreas de actividade. A primeira delas é a área de busca, por causa de vai participar com os seus centros e grupos de pesquisa em 7 dos dezesseis projetos de Campanha.
- Doutor honoris circunstância da Universidade Nacional de San Antonio Abad do Cusco (2016).[40]
- Alonso Castrillo, Silvia, A aposta do centro da cidade: história da UCD, Aliança Editorial, 1996
- três Matérias relacionadas
- Neider Moreno 1’000.000
- um Investimento Estrangeiro Direto-In
O PORTAL assim como vai participar directamente na gestão de infra-estruturas. Esta nova base, que constará de 1.300 metros do chão e 3.000 metros de painéis, contará com 6 laboratórios, do mesmo jeito que armazéns, oficinas e áreas de serviço. Pra remodelação esta base, foram investidos 16 milhões de euros, treze aportados pelo Ministério e 3 pelo CSIC.
A entidade assim como dará suporte técnico pro desenvolvimento de expedição e ajudará na logística, o que permitirá impulsionar mais de 230 pessoas. E também louvar a ciência e a investigação portuguesa no domínio polar, todos sublinharam a importância de investigar por este continente frio para lutar contra a alteração climática.
Precisamente, é o Exército de Terra que gere a outra apoio na Antártida, Gabriel de Castilla. Manuel Ángel Martínez, chefe da Divisão de Operações do Estado-Maior da Armada, que opera o navio Hespérides, encarregado de transportar os pesquisadores pra bases. Dos dezesseis projetos que serão realizados nesta Campanha, dois deles serão efetuados a bordo do navio.