Estamos acostumados a que alguns livros acabem na enorme tela, porém poucas vezes acontece que o título de uma canção acabe se transformando em livro. Este é precisamente o caso Da gramática do amor, um romance que nasceu um dos tópicos estrela do grupo Nikosia. A autora, Orvalho Carmona, de 36 anos de idade, é membro dessa banda que nasceu no bairro de Gràcia de Barcelona, a mão-de-Francesc Miralles. A novela narra uma história de grandes paixões em que Irene, a protagonista, aprenda sobre isso seus sentimentos estudava os clássicos da literatura romântica, a partir de Goethe ao Murakami. Além do mais, o livro é abundante em fontes musicais, como o Muse.
Carmona espera que A gramática do afeto ajude os seus leitores a decifrar uma linguagem que, algumas vezes, aprende-se a apoio de decepções e fracassos. A gramática do amor é o seu livro e uma música do grupo musical Nikosia, O título da canção. Queria publicar um livro onde ocorram os romances que me tinham viciado em leitura, o que no meu caso eram clássicos da literatura romântica. Então, apareceu a música que interpreta Estel, a violinista do grupo, e eu pensei que o título do tema, A gramática do amor, era fantástico para um livro e que podia ser a coluna vertebral da minha novela. O que é que desejas conduzir a história que se narra?
A ideia de que, quando chega o primeiro carinho desconhecemos a linguagem específico para operar nas relações de casal, deste jeito que precisamos entender a suposição e, deste modo, praticá-la. Por que a heroína do livro é uma jovem de dezesseis anos? Por um lado, interessava-me apresentar do primeiro afeto, uma experiência que me pareceu interessante situá-la na adolescência, pelo motivo de é nessa fase, de sentimentos muito intensos, que adora de modo apaixonada e odeia com todas as forças.
Escrever o romance foi uma forma de reconciliarme comigo mesma por minha incapacidade de me aproximar dela. O que função cumprem no livro a fonte às novelas como A amante perigosa ou Orgulho e preconceito? A personagem descobre ao término de cada uma dessas leituras um segredo ou uma lição de existência que lhe serve pra confrontar o seu futuro sentimental. Pareceu-Me que estava tudo bem aproveitá-lo. Gostaria que A gramática do carinho se incorporar à relação de grandes clássicos da literatura romântica?
Eu adoraria que o considerassem como um livro que você irá pra descobrir fontes a este cenário. Algumas destas novelas têm várias décadas, Os desejos, o carinho continuam sendo os mesmos: tentar vencer a sensação de solidão e encontrar a pessoa com quem se combinar. O que muda é a forma de nos relacionarmos: dizem que agora não se liga na balada, mas na porta.
- Um Etimologia e motivo
- Igreja de São José
- Catch us if you can (Dave Clark Five cover)
- Sanatório Chávez
O pretexto: a lei anti-tabaco. Você compartilha alguma coisa com a personagem? E os fãs a correr, o caráter assunto que Irene amostra no começo da história, mas depois decide se livrar dessa espécie de contenção. Algumas vezes relaciona-se a prudência, o gato mais velho ou a pessoa que foi diversas vezes apaleada. Não é qualquer coisa muito comum numa jovem. Sim, é verdade que no momento em que você afirmar-se igualmente você é e te exercem mal, tiendes a botar barreiras no meio.
porém, no romance, um requisito pra se apaixonar de verdade, é jogar fora todas essas paredes, a única forma de llegarte a tocar com outra alma. Talvez há que saber escolher a pessoa. E se você se machucar? Há que sondar o que você compreendeu com a experiência.
Ao fim e ao cabo o afeto é uma arte e dos fracassos, há que estudar. Os sentimentos não são expressos por fim se definhando, estão dentro de ti, la estagnar, se transformam em alguma coisa e podem encerrar por devorándote.